segunda-feira, maio 16, 2005

 

Grandeza de alma - uma forma de vida


Não sei bem o que escrever, vou ser sincero. Parece-me que tudo o que aqui me apetece dizer ou os pensamentos que me assaltam, soariam desapropriados ou redundantes. Como tal, apenas darei voz ao meu amor pelo Glorioso. Glorioso, glorioso Benfica, o maior de Portugal, o melhor do Mundo!



Depois de chegar a casa, e após largos momentos em que fiquei no estádio a beber aquele momento, fiz uma ronda pelos canais televisivos, que entrevistavam várias pessoas, para tentar perceber como viviam aquele momento. Invariavelmente, os benfiquistas manifestavam o seu justificado júbilo e jorravam alegria. Percebe-se, foi muito tempo a levar com a arrogância da lagartagem e o título é outra vez uma forte possibilidade. Porém, muitos dos entrevistados, quando questionados sobre se iriam torcer pelo Sportem na Intertoto (ou UEFA, ou lá o que é), respondiam, numa candura que os iluminava: ‘claro que sim’. Do lado dos entrevistados da lagartagem, por entre as manifestações de autismo e cegueira selectiva, vomitavam-se votos de vingança, por entre descargas de bílis. Sobre o título e quem iria ganhar, todos manifestaram o mesmo desejo: ‘que o FC Porco seja campeão’.
Também isto, esta postura antagónica, esta capacidade de ser maior do que os momentos, de ser maior do que os sentimentos que nos diminuem; também isto, dizia eu, nos separa de todos os outros. Também isto é uma medida do que somos, do que é o Benfica. Esta magnanimidade, esta grandeza de alma (que nos permite até ter alguma simpatia pelos rivais mais pequenos nas horas difíceis). Esta pureza de espírito, que faz com que amemos, acima de tudo, o Benfica, torna-nos mais sãos, maiores, melhores. Mais dignos.

Como tal, o que tenho a dizer é isto: pouco me importa se ganham ou perdem na quarta feira. Não me diz respeito. O que me move é o Benfica. Se ganharem, e isso servir para alegrar uma série de gente que sofre pela lagartagem, tanto melhor. Pode ser que isso sirva para vos tornar melhores pessoas, e mais parecidos connosco, que é o que a qualquer pessoa pode, na verdade, almejar.

p.s. aos lagartos, não, aos sportinguistas meus amigos, que, numa manifestação de fair-play e amizade, me enviaram os parabéns e felicitações no Sábado, um grande abraço e boa sorte. Mas só a esses.

|

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?