quinta-feira, agosto 04, 2005

 

Big Show Circo

Ontem fiquei confuso quando comecei a ver um espectáculo de circo na RTP, porque normalmente isso costuma acontecer mais perto do Natal. Depois prestei mais atenção e percebi que afinal era a apresentação da equipa do Sportem. É natural que tenha ficado confuso, era só animais e palhaços.

Do pouco que consegui ver, por entre lágrimas de riso incontrolável, guardei os seguintes apontamentos:

- para a lagartagem, cerca de 25.000 palhaços no Alvalixo na apresentação da equipa é ‘uma enchente’. Está certo, é adequado à dimensão de clube de bairro;
- o hino (espaço para gargalhadas) do Sportem é, de facto, qualquer coisa muito semelhante a uma hiena louca (e com o cio) aos guinchos;
- o Avô Cantigas não sabe aplaudir. Mas a maneira como tenta (quase falhando o encontro das duas mãos) é de tal maneira bizarra e desconcertante que é qualquer coisa de hilariante. O homem é, de facto, um expoente do burlesco;
- o penteado piaçaba do Beto é adequado ao WC onde normalmente joga;
- o Carlos Martins é, de facto, muito parecido com uma avestruz;
- o Avô Cantigas e o Cabeça de Cotonete, curiosamente, não falaram do sistema. É estranho, porque o mesmo sistema que inventou um fora de jogo inexistente contra o Middlesbrough e, na jogada a seguir, um penalty virtual a favor da lagartagem, ontem lá inventou mais um penalty para abrilhantar a festa;
- o Silva ainda não arranjou um dador de pescoço;
- os moços da claques do Sportem têm todos tão bom aspecto como um carregamento de estrume;
- o ataque do Sportem é absolutamente desnecessário. As equipas adversárias distraem-se com o ar engraçado da equipa do Sportem, com os penteados e tal, e com o tamanho da casa de banho, e metem auto-golos e fazem penalties. O que é bom, porque depois, no espírito circense que preside à coisa, a imprensa portuguesa pode à mesma elogiar a equipa do Sportem e dizer que ganhou muito bem;
- copiões como são, e mais uma vez provando que vivem na sombra do Glorioso ('se eles têm, vamos copiar'), arranjaram uns equipamentos do centenário, no espírito dos originais. Onde é que eu já vi isto? Copiões como são, também querem vender o nome do estádio, mas só lhes oferecem menos de metade do que se fala que oferecem ao Glorioso. No fundo, percebe-se, porque as empresas de louça de casa de banho que estiverem dispostas a dar o nome ao WC não são exactamente multinacionais. Se juntarem o útil ao agradável, podem continuar a chamar-lhe Alvalixo e tentar convencer alguma empresa de tratamento de resíduos a associar o nome.

 

And the winner is...

De acordo com a imprensa, o MAUC e o Sportem preparam-se para receber o prestigiado prémio 'Dias Ferreira' por parte da Associação Mundial de Prostitutas, que premeia a prostituta que mais se evidenciou na divulgação da profissão. De acordo com a porta voz da referida instituição, depois do MAUC pedir desculpa ao presidente do Sp. Braga, chegaram à conclusão que ninguém no mundo baixa com tanta frequência as calcinhas como o MAUC, o que publicita de forma importante a prostituição. Adicionalmente, refere a porta voz, 'o treinador do Sportem transmite ainda uma mensagem muito importante no sentido da possibilidade de manutenção de um relacionamento de sã convivência entre as prostitutas e os clientes, como se comprova pela saudável convivência com o Rochemback e Douala'.

terça-feira, agosto 02, 2005

 

Os me(r)dia - Manobras de diversão

Sabemos, sempre soubemos, que o Glorioso é a maior fonte de receitas para o jornalismo português. Sempre será assim. Fala-se no nome do Benfica e as vendas de jornais aumentam exponencialmente, as bancas esvaziam. É um facto da vida, ‘we have to live with it’. E, como tal, os ‘jornalistas’ portugueses digladiam-se diariamente por notícias, pedaços de notícias, vislumbres de notícias relacionadas com o Glorioso. Quando não existem, quer porque o tranquilo dia-a-dia do clube não dá azo a escandaleiras, quer porque o balneário está blindado, há que as inventar. Doa a quem doer. Ridículo como seja.

Acontece que o interesse dos jornais pelo Benfica hoje em dia serve dois propósitos. O acima referido, relacionado com as vendas, e um segundo, mais obscuro, mais traiçoeiro, velhaco. A imprensa é manietada para filtrar a informação e o que publica por fazedores de opinião que detêm poder considerável nos media, e que o usam em função da sua filiação clubística (fundamentalismo será uma palavra mais acertada) e interesses pessoais. Só assim, e unicamente assim, se consegue perceber as notícias ontem publicadas na patética imprensa deste país, e depois exploradas pelas televisões (o pouco que havia para explorar) empolando artificialmente a importância de um assunto que nem assunto é. De uma notícia que, se objecto de reflexão por parte de gente séria, nunca notícia seria.

Para os ignorantes dos ‘jornalistas’, tenho a dizer que não existe nem uma, leiam outra vez, nem uma, hipoteca sobre jogadores do Glorioso. Porquê? Porque, pobres imbecis ignorantes, os passes dos jogadores não se hipotecam, penhoram-se.
Garantias associadas a montantes devidos sempre houve e sempre haverá. É a situação mais usual deste planeta, juntamente com o Avô Cantigas urinar na cama e o Porco da Costa ir às putas. Não é uma notícia. Nunca o será.

Para os benfiquistas, tenho a dizer que se trata de um montante absolutamente identificado no processo de construção do Estádio, e cujo montante real foi exactamente igual ao projectado. Não faz parte do Project Finance do estádio, mas é relativo a trabalhos adicionais para o estádio. Assim estava definido, assim foi cumprido. E vai estar, em breve, pago.

Perguntem-se. Se é notícia o Benfica ter associado como garantia, na maior das naturalidades, a um montante em dívida os penhores dos passes de alguns jogadores, porque é que não é notícia o Sporting ter toda a equipa penhorada (alguns mais do que uma vez), ou os salários em atraso por períodos superiores a três meses?
Ou porque é que não é notícia 70% das pessoas deste país terem associadas garantias aos seus empréstimos? Por duas razões. Primeiro, porque há coisas que certas pessoas não querem que se saiba. Segundo, porque, se não tem o nome do Benfica na notícia, não vende.

Qualquer dia será notícia cada peido que um jogador do Benfica der depois de comer uma feijoada. Mas percebe-se. Qualquer peido dado por qualquer jogador do Glorioso valerá sempre mais e será sempre mais notícia do que qualquer outra notícia sobre clubes patéticos com estádios em forma de lavabos públicos ou clubes com dirigentes que gerem antros de prostituição.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?