sexta-feira, agosto 04, 2006

 

O Bom Gigante


Exactamente porque o Benfica é tudo isto – esta amálgama de memórias e afectos, esta alma colectiva cuja história a projecta no presente e no futuro – e porque o Benfica tem o dever, a obrigação, o imperativo moral de prestar reconhecimento a quem contribuiu para o Benfica ser este mundo que é, tenho alguma dificuldade em perceber a aparente indiferença ao sofrimento de uma das nossas maiores glórias e – genuinamente – um homem bom.
Ressalvo aqui que não sei se estarei a ser injusto por ignorar alguma iniciativa ou forma de apoio que esteja em acção, mas a verdade é que – partindo do pressuposto que nada está a ser feito a nível do Benfica enquanto instituição - não consigo perceber como é que uma das nossas maiores glórias, e – volto a dizê-lo - um homem bom, como é o Bom Gigante José Torres, passa pelo que está a passar sem o carinho e apoio da instituição que ajudou a engrandecer. Não o percebo, e mais, não o consigo enquadrar na matriz de valores que norteia a grandeza do Benfica.
Haja a sensibilidade, o bom senso e a nobreza suficientes para se perceber que o Benfica, exactamente por ter a grandeza e recursos que tem e por força dos valores que o construíram, tem a obrigação moral de providenciar apoio e ajuda, da mesma forma que um amigo de longa data ajudaria a minorar o sofrimento de outro. É até irónico que a particular condição que afecta o Torres o prive da sua memória e o impeça – ou o vá impedindo aos poucos, mas inexoravelmente – sequer de buscar conforto no passado e de reviver os seus tempos de glória.
Se ao Torres o destino o vai privando cobardemente da memória, que o Benfica honre a sua.

Terei alguma parcialidade na apreciação desta situação – afinal, o Torres andou comigo ao colo, privou com a minha família, e quando o fez espalhou humildade, simpatia e amizade – mas não entendo, não consigo entender, à luz da forma como vivo e percebo o que é fazer parte desta alma colectiva, esta abstracção, este alheamento, esta indiferença do Benfica.
Haja jogos de homenagem, haja iniciativas de apoio, doe-se a receita de bilheteira de um qualquer jogo, compre-se menos jogadores medíocres (e poupe-se o dinheiro), utilize-se as infra-estruturas do clube seja de que forma for, até a nível de tratamento médico, caramba – haja o que houver! Até estou disposto a pagar quotas adicionais.
A família – digna e séria – nada pede e não recrimina ninguém. O Torres teve o azar de ser grande numa altura em que o futebol não dava os rios de dinheiro que dá agora, mas terá tido o discernimento suficiente para providenciar um mínimo de conforto e dignidade para si e para a sua família. E até percebo que, num país civilizado, o Estado deverá ser responsável por providenciar aos doentes de Alzheimer o apoio e condições de conforto e minoração do sofrimento.
Mas – apesar de tudo isso - que raio, caramba, não merecerá o Bom Gigante beber um pouco da mística que ajudou a construir? Não terá feito o Torres o suficiente pelo engrandecimento do Benfica para merecer um gesto de carinho, para que se lhe pegue na mão e se lhe tente minorar o sofrimento? Não deverá o Benfica zelar por quem foi operário da sua construção, por quem espalhou o seu nome pelo mundo, por quem tantas alegrias deu de camisola encarnada ao peito, de emblema e águia junto ao coração? Não é da mais elementar justiça, não é isso que os valores do Benfica exigem?

Se de facto estiver a ser injusto, e houver alguma acção ou iniciativa através da qual o Benfica esteja a contribuir para a minoração do sofrimento do Bom Gigante, então aplaudo a sua discrição e a sua existência. Se assim não é, confesso que considero a situação de uma ingratidão indesculpável. Tenho sido um defensor acérrimo da gestão do clube nos últimos anos, da sua brilhante recuperação e da sua dinamização, sempre sob o signo da mística e do respeito pela grandeza e história do clube. É exactamente por isso que não posso deixar de invocar esta situação. Porque, às vezes, uma acção vale mais que mil palavras. E a grandeza e mística do Benfica exigem-na.
Mais: é agora, é urgente. Não adiantará fazer homenagens catárticas para a memória colectiva quando o sofrimento do Bom Gigante já estiver além de qualquer ajuda terrena.

O Benfica, a família benfiquista, tem de cuidar dos seus – é assim que deve ser - e o Torres é um dos nossos e uma peça incontornável da nossa história.

quinta-feira, agosto 03, 2006

 

Jorge de Brito


O Benfica está de luto. E quando o Benfica está de luto, todos nós estamos.

Fica aqui a sincera homenagem a um homem que era, acima de tudo, um homem que amava o Benfica. Amava-o como poucos e, ao longo da sua ligação ao clube e enquanto Presidente, não tenho a mais pequenas das dúvidas que fez o melhor que soube e pôde (chegou a vender parte do seu património para comprar jogadores para o Benfica – Ricardo, Valdo e Mozer, como já Toni afirmou, só foram do Benfica porque ele para isso contribuiu).

Numa época de crescente profissionalização e racionalização dos clubes – como faz sentido que assim seja, de modo a permitir a sua sobrevivência no actual panorama desportivo – é bom que não se percam as referências que constroem a memória e dimensão afectiva de um clube, a gente que pela sua devoção e amor ao clube o construíram, no fundo. Porque, na verdade, é exactamente nesse amor e nessa devoção - nessa nobreza de alma - que reside a essência do Benfica.

p.s. num dos episódios paradigmáticos da lama em que o futebol português se encontra atolado há largos anos, recorde-se que Jorge de Brito (um homem gentil, cordial e educado), enquanto Presidente, foi barbaramente agredido no Estádio das Antas, juntamente com outras figuras históricas do Benfica, a mando do Porco da Costa – não se esqueçam nunca disto.

terça-feira, agosto 01, 2006

 

REVOLTA - CHEGA!!!!

Para mim chega, e é já. Vou escrever isto em MAIÚSCULAS (pela primeira vez neste blog), para se perceber que estou a berrar.

SR. ENGENHEIRO, SE É BENFIQUISTA A SÉRIO, DEMITA-SE!

NÃO SE JOGA ASSIM EM LADO NENHUM DO MUNDO. É COMPLETAMENTE INADMISSÍVEL E NÃO O ADMITO – PERCEBEM? – NÃO O ADMITO!!!
A EQUIPA JOGA COMPLETA E INEXPLICAVELMENTE PARADA, NÃO HÁ MECANISMOS DE ATAQUE, NÃO SE CRIA UMA JOGADA DE EQUIPA DE PERIGO. A EQUIPA É DOMINADA POR TODAS AS FORMAÇÕES COM QUE JOGA E NÃO PRESSIONA NINGUÉM. OS JOGADORES JOGAM DE FORMA ABSOLUTAMENTE ESTÁTICA E PERDE-SE A BOLA DE FORMA SISTEMÁTICA DEPOIS DE A OBTER. NÃO SE JOGA ASSIM HÁ MAIS DE 30 ANOS. ACORDE. TENHA VERGONHA.
O QUE SE ESTÁ A PASSAR É ABSOLUTAMENTE INACREDITÁVEL E NUNCA TINHA VISTO NADA – MAS NADA MESMO – ASSIM. É UMA VERGONHA. UMA VERGONHA INENARRÁVEL E ESTÚPIDA. ASSIM DESTRÓI-SE A CONFIANÇA DOS JOGADORES, DESPERDIÇA-SE A SUA QUALIDADE, MINA-SE O APOIO DA MASSA ASSOCIATIVA.

NÃO ADMITO O QUE SE ESTÁ A PASSAR. NÃO O ADMITO. EXIJO A QUEM DE DIREITO E QUEM TEM RESPONSABILIDADES NA CONDUÇÃO DOS DESTINOS DESPORTIVOS DO BENFICA UMA ATITUDE. O MEU BENFIQUISMO, A MINHA DEVOÇÃO AO LONGO DE TODOS ESTES ANOS E O DINHEIRO QUE COLOCO NO CLUBE TODOS OS ANOS DÃO-ME LEGITIMIDADE PARA O EXIGIR. HÁ QUE CORRIGIR ISTO ENQUANTO HÁ TEMPO.
HAJA DECORO.

CHEGA. CHEGA.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?