quinta-feira, junho 18, 2009

 

A Dança dos Rejeitados

Um sujeito que é aparentemente médico e que andou aos beijos ao Veiga (ainda agora almocei e já tenho o estômago às voltas) na apresentação de um movimento, disse ontem - por entre húmidas osculações - que o Vítor Santos (vulgo Bibi – nova volta no estômago) era ‘o verdadeiro pai do novo estádio’. Esta afirmação, para mim, diz tudo sobre o tal movimento.
Além de ser uma mentira repugnante no seu grau de desapego à realidade, é uma injustiça atroz e uma ofensa inqualificável para quem na verdade, e com significativo custo pessoal, foram os verdadeiros obreiros do nosso estádio. A afirmação (como outras sobre a ‘decadência financeira’, que já aqui mostrei várias vezes que são pura demagogia), contudo, qualifica quem a proferiu, mostra o grau de conhecimento que o pára-quedista possui sobre o Benfica e a sua história recente, e exemplifica o género de oposição que esta gente quer fazer.
Para revisionismo histórico, basta o que os nossos adversários gostam de fazer sobre os anos da ditadura e as vitórias do Benfica (quando toda a gente sabe que o clube do regime era o Sportem).

E queriam, portanto, mais 3 meses desta prostituição intelectual, desta dança dos rejeitados? Não, obrigado. Nunca estive tão contente com a antecipação das eleições.

 

O meu treinador

Para mim é tudo muito simples, e claro como a água:

A partir de agora Jorge Jesus é o treinador do Benfica. A partir de agora Jorge Jesus é o meu treinador. E como tal, não só o apoio como o defenderei sempre que for preciso.

Ah (não se vão já embora, aguentem só um minuto): e não, não me esqueço do que disse sobre ele no passado, mas na altura não era treinador do Benfica - e isso faz toda, mas toda, a diferença. O que disse ou escrevi então foi na total e absoluta defesa do Benfica (como gosto de pensar que faço sempre), que senti desrespeitado.

E que isto fique claro: nunca me verão a faltar ao respeito ao treinador do Benfica.
Assunto encerrado. As maiores felicidades do Mundo ao nosso novo treinador.

Carrega Benfica!

 

Sobre as eleições

Não tenho rigorosamente nada contra a antecipação das eleições. A mudança de datas não muda, a meu ver, nada do que é essencial. Quem está agora contra a actual direcção – ou contra a estratégia que a norteia - também o estaria em Outubro; quem agora está com a actual direcção – ou com a estratégia que a norteia - sendo coerente, também o estaria em Outubro.

Não vejo como algum benfiquista tenha o seu direito de voto prejudicado por força disto. Não vejo como isto altere minimamente a liberdade individual de quem quer que seja. Não percebo porque se há-de considerar, de forma paternalista, que o povo benfiquista seja tão influenciável, ou tão pouco dono do seu nariz, que – coitadinho – se veja, agrilhoado pela sua simplicidade, manipulado por este ou por aquele por se alterar a data das eleições.

Se LFV se recandidatar e voltar a ser eleito será porque os sócios, de livre e espontânea vontade, terão votado nele. Se qualquer outro benfiquista que se candidatar for eleito será porque os sócios, de livre e espontânea vontade, terão votado nele. É tão simples como isto.

Já li alguns comentários absolutamente disparatados que falam de Golpes de Estado, de apego ao poder, de atitudes ditatoriais e do raio que o parta.

Golpe de Estado? Por submeter uma decisão a sufrágio dos benfiquistas? Mas alguém está a tentar tomar o poder à força, ou à revelia dos sócios? Tenham vergonha e o mínimo de decência. Com essa argumentação, no fundo estão a passar um atestado de estupidez a quem vota. Pode-se concordar ou não com a antecipação das eleições, e respeito qualquer uma das posições. Agora usar, sem vergonha, a bandeira do ‘golpe de estado’ é pura demagogia. Epá, tenham juízo, respeito pelo Benfica e pelos benfiquistas e votem nas eleições de acordo com a vossa consciência.
Custa-me a entender, mais uma vez, toda esta gritaria e correria desenfreada. Quer-me parecer que falta, por todo o lado, alguma calma e serenidade.

Em boa verdade, não me escandaliza nada despachar o assunto agora e depois andar para a frente, com a casa arrumada e com tranquilidade para a próxima equipa técnica (seja ela qual for), em vez de andarmos num circo diário até Outubro. E, já agora, existem algumas razões que até parecem fazer sentido em defesa da antecipação, como o alinhamento do período eleitoral com o exercício económico. Agora se devia ser agora, há 15 dias atrás, mais para a frente, mais para trás, mais para um lado ou mais para o outro, honestamente estou-me a borrifar. Com mais ou menos paciência, consegue-se arranjar razões que justifiquem qualquer data. Vão-me tentar convencer que são as míseras duas semanas que passaram desde o fim do campeonato que atribuem maior ou menor razoabilidade à decisão? Haja pachorra.

Será uma postura ingénua, demasiado simplista, pouco ‘política’? Eventualmente.
É minha, é livre, não deve rigorosamente nada a ninguém e é sincera.


p.s. acho particular piada à dança absolutamente esquizofrénica de alguma da oposição, que defendia fervorosamente eleições antecipadas e que, agora que as tem, diz que é uma vergonha. Quando os interesses pessoais e uma agenda pouco clara têm primazia sobre os interesses do Benfica nem sempre se consegue ser coerente.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?