sexta-feira, fevereiro 18, 2005

 

A culpa morreu (mas não solteira)

O futebol é, de facto, um mundo à parte. Senão, atentemos nisto.
Imaginemos que, no decurso da minha actividade profissional (astronauta, portanto) eu me revelasse um absoluto incompetente e, como consequência, arrastasse a entidade patronal para o fracasso. Será que os responsáveis da empresa se iriam reunir e decidir ‘não, os contratos, mesmo os que podem ser rescindidos, como qualquer contrato de trabalho, são para cumprir até ao fim, mesmo que a empresa vá à falência, porque o que conta aqui são os compromissos que se fazem com as pessoas. O moço é bom rapaz, nunca nos faltou ao respeito. Fala um bocado demais, mas isso é um pormenor. Os accionistas da empresa que vão bugiar’. Ou será que a empresa decidiria, no pleno uso das suas competências, e em consonância com as práticas saudáveis de gestão, pelo meu despedimento, dado que a empresa e os restantes empregados estão primeiro do que o orgulho do responsável que me havia contratado?
Deixo a questão. Qual seria o modo de actuação?

Dado que é um dado assente que o sr. Trapattoni não treina a equipa, o que faz ele, verdadeiramente? Para que serve?
Para dar conferências de imprensa? E se, no decurso dessas conferências, proferir sistematicamente uma parafernália de disparates inenarráveis?
Para estudar as equipas adversárias? E se não conhecer, não só as equipas e treinadores adversários, como os jogadores do próprio plantel?
Para lançar novos jogadores? E se não tiver dado uma oportunidade sequer a nenhum dos jovens promissores que navegam pelas equipas de juniores e equipa B do Benfica?
Para fazer substituições? E se todas as substituições efectuadas forem de uma inépcia e pusilanimidade atroz, nunca resultando?
Para dar um ar de respeitabilidade, dada a sua provecta idade e experiência no futebol? E se o ar que dá for, ao invés, o de um absoluto imbecil que não sabe o que faz nem o que diz, alimentando assim uma panóplia de piadas por parte dos adeptos dos outros clubes (e do próprio clube)?

Atentemos ainda à lógica, para não ser acusado de inflamação pós-jogo miserável (uma particular condição médica que me tem afligido mais do que gostaria).
A lógica diz-nos que o Benfica tem um dos melhores conjuntos de jogadores da Superliga. Petit, Manuel Fernandes, Simão, Miguel, Ricardo Rocha, Luisão, Nuno Gomes (enfim, joga na selecção...), Nuno Assis agora. Porque é, então, que todas as outras equipas têm um fio de jogo e uma estratégia definida e o Benfica parece um conjunto de improvisadores? Porque é, então, que não trocam a bola entre eles? Porque é que a equipa joga como um conjunto desgarrado e não como uma equipa? Porque é que a equipa não tem chama, e se amedronta perante adversários medíocres?
Porque é que isso acontece, quando no ano passado, com, grosso modo, o mesmo plantel, a equipa tinha garra e jogava? Porque será?

Pode-se enfiar a cabeça na areia e fingir que não é assim. Pode-se fingir que é azar, que os jogadores é que têm a culpa. Até se pode culpar a conjuntura astrológica. O presidente pode brincar ao ‘professor ralha com os alunos’ e ir para o balneário chamar os jogadores à atenção sobre a aplicação dentro do campo. Pode-se (de forma absolutamente suicida) ir para a imprensa dizer que os adeptos não sabem o que dizem, e que não têm paciência, nem cultura táctica, nem sabem viver o dia-a-dia de apoio ao clube – isto dito por gente que é benfiquista há tempo insuficiente para ter comemorado o último campeonato, sendo que alguns chegaram a fundar Casas de outros clubes no estrangeiro. Pode-se dizer que no Benfica os contratos são para cumprir (numa tendência manifestamente obsessivo-compulsiva em cumprir contratos, depois do período ‘rasga isso’ do jovem Vale e Azevedo), e utilizar isso como argumento para manter um inepto a quem se tem, concerteza, de pagar uma fortuna como indemnização, e para não admitir o fracasso da política desportiva do responsável do futebol.

Mas também se pode ser sério e finalmente chegar à conclusão que, se todos os outros factores são eliminados, resta um. O treinador é um incompetente. E o que é se faz aos incompetentes?

Para mim, chega.

quinta-feira, fevereiro 17, 2005

 

Liedchão Mete Nojo

este liedchão é um mete nojo.
Quantas vezes é que aquele gajo se atirou para o chão durante o jogo..
é simplesmente inacreditável...
ainda vem reclamar penaltis...com tanta simulação dava para 10 cartões amarelos, uns tabefes e uma vaia carinhosa (tipo quando o Hugo Lesbiana foi expulso na Luz)

2-1 é um resultado péssimo para quem tem o frangardo na baliza, mas vamos ver se se safam.
Para o Benfica é bom que passe o sportem pois queremos é que só fiquem equipas fraquinhas para podermos ganhar a Taça Uefa sem nos cansarmos muito.

Aquele episódio das substituições no final do jogo é mesmo o reflexo desse clube...
PATÉTICO, AMADOR, ATABALHOADO, ENGRAÇADO.

Nota: será que não há espelhos no balneário do sportem? Viram bem a figura do Carlos Patins e do desempolga?

 

Pois, pois

Mais tarde, e depois de uma conversa com Rochemback no balneário, o treinador da lagartagem tentou uma inversão do discurso: "...não, não. Não ofendi ninguém, estava era chateado comigo mesmo. Pois. Estava a dizer a mim próprio: 'Ó Peseiro, és tão burro. Vai levar no rabo'". O discurso não funcionou, dado que se veio a verificar que o árbitro possuía os dois testículos no sítio, ao contrário do MAUC, que nem sabe se os dele estão no país.

 

De boas intenções...

Aparentemente, o MAUC ficou muito indignado com a sua expulsão do banco. De acordo com a imprensa, não sabe o que disse que possa ter originado a situação: "eu apenas gritei ao árbitro 'VAI LEVAR NO RABO'. Não percebo, os meus jogadores dizem-me isso tantas vezes, que eu até achei que era uma coisa boa. Estava a tentar ser simpático. Enfim, não se pode tentar ser diferente no futebol...'.

 

Efeito WC

A lagartagem lá ganhou ontem à rasca ao Feyenoord, que mais parecia uma equipa dos distritais. Consta que os holandeses jogaram mal como resultado de uma estratégia brilhantemente executada pela lagartagem e engendrada por essa mente iluminada (algures entre o 457º e o 458º whisky): Filipe Soares Frango. Aparentemente, os estrategas da lagartagem, sob o comando do FS Frango, terão pedido aos (já de si, poucos) lagartos que estavam dispostos a ir ao Alvalixo, para ficarem em casa, de modo a assaltar visualmente os pobres holandeses com a visão dantesca dos multicolores lugares vazios no Alvalixo. Foi por isso que o excremental recinto apresentava aquela visão patética de lugares vazios. Os pobres holandeses chegaram ao relvado e entraram em choque, tendo sido necessário assistir vários jogadores e elementos da equipa técnica que apenas balbuciavam 'o horror...o horror...', enquanto sofriam ataques do miocárdio.
No fim do jogo, no seguimento da estratégia e como manobra de diversão, o genial FS Frango resolveu ameaçar com uma exposição para a UEFA por causa do árbitro. Uma injustiça tremenda porque, mesmo assim, e perante aquele horror, o árbitro conseguiu manter a compostura (apenas vomitou 4 vezes - e só teve um espasmo violento) - apesar de não ter aguentado o chorrilho de disparates que saía em catadupa da boca do MAUC* (convenhamos, quem aguentaria? Toda a gente tem um limite). Aliás, no momento da expulsão, o árbitro terá piscado o olho ao Manolo Vidal (aquele senhor com nome de toureiro frustrado, com ar alcoolizado e umas olheiras de 5 meses) e sussurrado: 'psiu, estou a tentar ajudar-vos'.

* Melhor Aluno da Universidade de Coruche

terça-feira, fevereiro 15, 2005

 

lierdson resolve (amuar)

Este lierdson é do pior que temos no futebol português.
está constantemente a simular penalties desvirtuando a verdade desportiva.
fugiu para o brasil e ameaçava não voltar chantegeando a sua equipa.
não viu a segunda parte do jogo porque não o deixaram marcar o penalti

só tem lugar num clube sem qualquer valor moral como o sportem.
Lembro aos mais esquecidos que este foi o clube que recebeu de braços abertos um jogador que disse dias antes: " EU NÃO QUERO JOGAR NO SPORTING" e de seguida meteu baixa psicológica.(parece que os filhos eram gozados na escola por o pai jogar num clube tão rídiculo)

 

SCP - Sporting Coninhas de Portugal parte III

«Liedson pretende ser o melhor marcador da SuperLiga» (lembra o seu empresário)(A Bola Online)
'O «pedido» de Sá Pinto a Liedson para marcar a grande penalidade da passada jornada frente ao Rio Ave, levou a que o avançado brasileiro abandonasse Alvalade durante a segunda parte do jogo, podendo estar criado um problema de balneário no clube «leonino».
O seu empresário Renato Silva vai tentar conversar com o jogador e pedir-lhe que coloque um ponto final sobre a situação, mas esclarece a razão da «zanga» de Lieson
«Ele deve ter ficado aborrecido. Um jogador que está batido nisto, que pretende ser o melhor marcado do campeonato, e que não tem a possibilidade de concretizar uma grande penalidade, fica aborrrecido com certeza. Até porque ele disse-se que é o marcador «oficial» do clube,» esclarece Renato Silva.'

Ficou chateadinho. E como não lhe pagam a horas, a lagartagem tem mais é que comer e calar.
Qualquer dia mudam de nome para Sporting Clube do Liedson.

 

Apito Emporcalhado

'Falar em 'apito encarnado' quando se se tem às costas dois crimes de corrupção activa desportiva, dois de tráfico de influências e um de falsificação de documentos é, no mínimo, ter descaramento' (Record).

É, de facto, no mínimo, ter descaramento. E no máximo, ser um nauseabundo de um porco que priva com mulheres da vida e donos de casas de alterne.

segunda-feira, fevereiro 14, 2005

 

Benfica vs. CSKA em "O Benfica"

1- (...) a nossa equipa apresenta um ritmo competitivo muito superior ao seu adversário, que se encontra em plena pré-temporada (...)

2- (...) o encontro foi transferido para Krasnadar (no sul da Rússia) onde as temperaturas serão mais amenas, sendo de esperar um clima parecido ao que se sente actualmente em Portugal (...)

3- (...) os moscovitas já não poderão contar com duas das suas principais figuras: o checo Jarosik e o russo Semack. Para colmatar estas saídas, o técnico Valery Gazzaev apenas viu chegar três reforços pouco conhecidos: Samodin, Saloudin e Denissov (...)

4- (...) o internacional lituano Semberas - habitual defesa titular - não poderá ser utilizado nos dois jogos com o Benfica, por se encontrar castigado (...)

5- (...) Wagner Love só pensa em regressar ao Brasil. A sua chegada ao estágio da equipa não foi fácil, sendo por isso de esperar alguma desmotivação e falta de ritmo nos encontros contra o Benfica (...)

Neste momento já toda a gente envolvida no meio do futebol internacional se pergunta qual terá sido a equipa que perdeu contra a equipa (Anderlecht) que perdeu os jogos todos, de maneira que eu não sei se será propriamente uma boa política do jornal "O Benfica" em estar a expor as coisas desta forma, mas também é verdade que eles vêm as coisas da mesma maneira que eu...é desta forma que eu pessoalmente gosto de analisar os jogos do Benfica. Os resultados das minhas dissertações têm aparecido sem uma lógica intrínseca aparente, mas eu sempre me vou entretendo...talvez não tanto como o Treekey e o Gwaihir se parecem entreter a destruir o pouco feed-back que nós vamos recebendo...a sério que este blog às vezes faz-me lembrar o Civilization, é que eu nunca tive jeito para jogos de estratégia e aquilo estava sempre em anarquia (mentira, isto é apenas um pequeno toque de falsa modéstia que eu inseri exclusivamente por motivos literários, eu era na realidade um autêntico Churchill no Civilization, um verdadeiro mestre nas manobras estratégicas e também um sublime intérprete dos estados de alma e das necessidades estruturais do império...e jogava sempre no nivel emperor, não há cá brincadeiras!)

This page is powered by Blogger. Isn't yours?