quinta-feira, outubro 21, 2004

 

A Cultura do Medo

Quem viu o jogo de ontem do PSG contra o FC Porco pôde constatar, acima de tudo, a diferença de atitude do FC Porco a nível interno e a nível internacional. E essa diferença de atitude tem a ver com a cultura do medo, com o medo institucionalizado do FC Porco por parte da arbitragem em Portugal. Pierluigi Collina não é Olegário Benquerença, e o FC Porco sabe disso.
E para os que estão a pensar no êxito internacional do FC Porco na época passada, ressalve-se que o maior obreiro das ditas cujas foi, de facto, Mourinho, mas assinale-se que a nível interno o FC Porco foi praticamente levado ao colo durante as primeiras jornadas da Superliga (enquanto a máquina não engrenava), e até ganhar uma vantagem confortável.

Quem analisar os jogos do FC Porco para a Superliga percebe que entram em campo sempre na certeza que todas a circunstâncias do jogo lhes serão (sabem disso) favoráveis, e que a amplitude de acções permitidas durante o jogo é particularmente abrangente. Isto, naturalmente, transmite uma confiança acrescida a jogadores que têm (isso é indesmentível) qualidade.
Por muito que o execrável e medíocre líder do corporativismo mafioso da arbitragem portuguesa (o imbecil Luís Guilherme) esbraceje na tentativa de provar que as arbitragens são todas maravilhosas e que os árbitros são fantásticos, é particularmante evidente a podridão em que se arrasta a arbitragem portuguesa.

Nos comentários ao jogo de Domingo, muita gente questionou como é que foi possível o Jorge Costa acabar o jogo sem um cartão. Ontem puderam ver um Jorge Costa transfigurado, preocupado em não travar sucessivamente os adversários em falta e em não agredir ninguém, porque se apercebeu que tinha pela frente um árbritro (pasme-se!!) que aplica as regras do jogo.
A habitual sobranceria e à vontade dos jogadores do FC Porco na utilização da violência foi combatida com uma série de cartões amarelos por parte de Collina perante a estupefacção dos primeiros, habituados que estão a serem tratados como um conjunto de meninos de coro pelos cobardes árbitros portugueses.
Quando o polvo não espraia os tentáculos e, consequentemente, quando não é aplicado um regime de excepção (diria mesmo um regime de isenção das regras básicas do jogo) ao FC Porco, o à vontade e tranquilidade que caracterizam a atitude dos seus jogadores transmuta-se. Quando, de facto, se apanham cartões amarelos por faltas recorrentes e violentas, quando as faltas são, de facto, assinaladas, quando os golos dos adversários são validados porque existiram, torna-se muito mais difícil ganhar.
Na Europa, o FC Porco é um clube como os outros e não têm medo do Porco da Costa. Não era tão bom que cá também fosse assim?

|

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?