sexta-feira, fevereiro 11, 2005

 

"Welcome to the desert of the real"

Penso que está na altura de começar a escrever posts sobre clubes que realmente estão a disputar com o benfica a liderança do campeonato.


Parece que fomos presenteados com um black out por parte do Futebol Clube do Porto SAD, na sequência de estarem contra o facto de finalmente a Comissão Disciplinar da Liga Portuguesa de Futebol ter decidido acabar com as batalhas campais proporcionadas pelos jogadores deste clube nos seus jogos.

De referir que o futebol está duplamente de parabéns. Por um lado deixamos de ter de ouvir as diarreias mentais deste dirigente, por outro, a continuar esta filosofia dos processos sumaríssimos não tenho dúvidas que um dia teremos um campeonato de futebol do qual todos nos orgulhemos.

De chorar a rir é o facto de que o FC Porto ter recorrido da decisão e ver a pena agravada em 3 jogos.

Penso que o desnorte no Porto (passo à figura de estilo) é claro. Não acho que o facto de se contratar um treinador "wanna be" Mourinho, com discursos de "está tudo na mente", a "motivação é tudo" e gola para cima, será suficiente para limparem a péssima imagem que estão a deixar neste campeonato: contratações de brasileiros, mudança de treinadores, resultados desportivos, agressões, apitos dourados, etc.

Acima de tudo o que temos de ter noção é que a presença de Mourinho no porto não se limitou à função de treinador. Foi uma presença estruturante no FCPorto, a nível de processos, políticas para o futebol, contratações, etc. Foram burros o suficiente para deitar tudo fora com a sua saída, mesmo tendo ele ficado mais de 2 anos na função. Aqui é que se medem os grandes clubes, é não dependerem de uma pessoa, é em ter uma estrutura ou máquina de campeões, que funciona independentemente de quem dirige. O Porto claramente não tem isto, como esta época está a demonstrar.

Para o Dragão incauto, não estou com isto a dizer que o Benfica tem esta máquina montada, apenas quero dizer que o Porto (que tanto o anuncia) também não tem. Citando Morpheus no Matrix: "Welcome to the desert of the real".

|

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?