terça-feira, setembro 06, 2005

 

Informação da gerência - Fechado para férias


Por motivo de descanso do pessoal, o estabelecimento fecha para férias a partir de hoje. Estarei de viagem, qual personagem tolkieniana, por castelos fantásticos e paisagens de cortar a respiração (que, no entanto, e frente ao Estádio da Luz, empalidecerão sempre – não há palácio ou castelo que albergue tamanha magia).

Como tal, e infelizmente, não sei se conseguirei acompanhar o Sportem – Glorioso e o Glorioso – Lille, para muita pena minha, nem poderei ir à Catedral testemunhar o regresso do Glorioso à Liga dos Campeões. É um testemunho da minha absoluta desorganização não ter incorporado com precisão o calendário do Glorioso no planeamento das minhas férias. Nem sei como é que isto aconteceu. Não estarei, portanto, aqui para comentar as incidências de ambos os jogos, nem o mais que provável circo à volta do derby.
Em jeito de antecipação, sei que, se o Benfica ganhar (e há-de ganhar) a rapaziada e o contingente mentalmente perturbado da direcção lagarta há-de inventar mil e uma desculpas, vilipendiar a arbitragem e vomitar mais um capítulo da sua épica e absolutamente demente e desvairada luta contra o Sistema (e ‘é o Estado de Direito que está em causa’ e ‘o Primeiro Ministro tem de agir’ e ‘o sistema domina o futebol’ e ‘nós é que somos os arautos da honestidade’ e blá blá blá). Isto é um dado adquirido. Porque, para se ser nobre na derrota, ter-se-ia que se ser honesto e honrado, que é tudo o que aquela gente não é. Porque a culpa nunca é do Sportem. É do sistema. O sistema, já percebemos é, no fundo, a totalidade do Universo, menos o Sportem.
Se, por desgraça do destino, o Glorioso não ganhar, aí utilizarão o discurso do ‘bela arbitragem, fomos tão melhores que o sistema nem conseguiu roubar-nos’ e blá blá blá. E se houver erros escandalosos de arbitragem a seu favor, se os reconhecerem (o que é tão provável como o Rui Santos ter sexo sem ser com a sua própria mão, ou o Dias Seboso Ferreira não ter piolhos na barba), dirão que os árbitros são humanos. E incharão da mesma maneira que incharam durante grande parte da época passada (antes de rebentarem, o que foi lindo).
Por isso, adianto aqui já, antes de saber o resultado, que independentemente do que acontecer, o BENFICA continuará sempre a ser o maior e melhor clube do Mundo, e o Sportem uma corja de invejosos ressabiados, resignados à pequenez de quem passa uma vida a desdenhar a grandeza dos outros. Isto nunca mudará, e isso é reconfortante.

Quanto ao Benfica – Lille, que se traduza no regresso à glória do Glorioso nos palcos europeus que tão bem conhecemos e onde nos fizemos lenda.
As 2 vitórias na Taça dos Campeões Europeus e as 5 vezes que fomos vice-campeões (7 finais e duas das quais em épocas bem recentes, ao contrário do que gostam de dizer alguns tristes de clubes sem história nem dimensão) constituem um património admirável e dão-nos o direito e angariam-nos o respeito necessário para, ancorados na mágica história desse clube intemporal que é o Benfica, mais uma vez construirmos uma dinâmica de honra, luta e vitória na Europa.

|

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?