sexta-feira, setembro 30, 2005

 

Uma viagem por Halmstad

Existem registos oficiais do reconhecimento de Halmstad como cidade em 1307, o que faz com que esta tenha quase 700 anos. Os vestígios mais antigos da cidade podem ser encontrados em “Övraby”, no Rio Nissan, perto das instalações militares. As ruínas da Igreja dessa altura podem ainda ser vistas hoje.

Em 1320, a cidade deslocou-se para o actual centro típico. Por esta altura, existiam dois mosteiros na cidade e durante o séc. XV foi construída a igreja de St. Nikolai. A cidade e as redondezas foram testemunhas de várias batalhas entre os suecos e os dinamarqueses, por essa altura. No final do séc. XVI, o rei Cristiano IV ordenou a fortificação de Halmstad. O ano de 1619 marca uma data de importância histórica, sendo que em Março o Rei Gustavo Adolfo II da Suécia e o Rei Cristiano IV têm uma reunião determinante no castelo. Ao longo de uma semana negoceiam o pagamento na sua totalidade do ‘resgate de Älvsborg’. Em Agosto desse ano, Halmstad é consumida pelo fogo.
A paz foi finalmente declarada cerca de 25 anos após essa data, sendo que a província de Halland passa a ser novamente sueca após 30 anos de domínio dinamarquês. Apesar de tudo, os tempos conturbados continuaram até à batalha de ‘Fyllebro’ em 1676, nas redondezas de Halmstad, onde os suecos batem convincentemente os dinamarqueses.
Halmstad está localizada numa das províncias mais férteis e mais activas a nível agrícola da Suécia. Aqui está localizada Kyibille com o seu famoso queijo e padarias, o peixe fresco e salmão fumado, bem como as lojas ‘delicatessen’ e as cervejarias.
Em Hamlstad não é preciso ir muito longe para descobrir as encantadoras praias, as profundas florestas cobertas de cogumelos e as agradáveis águas piscatórias. A cidade oferece um leque alargados de lojas típicas e excêntricas, restaurantes e cafés na parte histórica e a vida noturna floresce em bares modernos, existindo ainda uma activa vida cultural. Tudo isto num clima geral de calma e descontracção propícios a uma estadia relaxante e agradável.

|

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?