quarta-feira, março 08, 2006

 

Voa, Benfica


Lá como cá, o Benfica continua sujeito a todo o tipo de pressões, estratagemas e expedientes na tentativa de desconcentrar e prejudicar a equipa. Não me lembro de nos últimos tempos alguma outra equipa ter sofrido, em Inglaterra (terra em que normalmente o fair play é regra), uma ameaça de bomba no hotel na véspera de um jogo. Já habituados a estas coisas, os responsáveis do Benfica foram irredutíveis, como manda a dignidade de quem não se deixa levar por folclores desonestos, e mantiveram-se imperturbáveis perante a histeria do director do hotel e, segundo consta, de empregados que foram desagradáveis e abusivos. Espero que este seja um sinal, um lampejo da nobreza de carácter e frieza que o Glorioso terá de mostrar perante a gigantesca pressão que se espera no The Kop, e do proteccionismo já típico da UEFA a determinadas equipas.
Como se não bastasse, o Petit – que normalmente já tem uma importância colossal, mas cuja capacidade de luta seria absolutamente vital para o tipo de jogo que se adivinha - lesionou-se no treino e não poderá jogar. As vicissitudes crescem. O Liverpool e os seus adeptos demonstram uma certeza absoluta na vitória. A Europa confia, surdamente, numa passagem do Liverpool. É nestas alturas, quando tudo parece contra e todas as hipóteses parecem remotas, que surgem os heróis e os momentos históricos.
Lá como cá, vamos ter de jogar contra tudo e contra todos. Nada a que não estejamos habituados.

Que o Benfica seja fiel à sua mística, e que os jogadores honrem as camisolas cor de sangue e o símbolo sagrado que lhes adorna o peito. E que saibam, mais uma vez, que nunca caminharão sozinhos.

Força BENFICA


p.s. No capítulo final do ‘The Lord of the Rings’, depois de destruírem o anel, Frodo e Sam sucumbem perante a destruição que rodeia o Mount Doom e Mordor e são encurralados por um mar de fogo, lava e destruição. O momento é de total e absoluto desespero, e perante o que se afigura como o fim de todas as coisas, instala-se uma calma etérea que antecipa o final de tudo. Nesse momento, quando tudo parece perdido e a esperança morre, Frodo, numa demonstração de amizade e gratidão que sempre me comoveu mais do que qualquer outro momento literário, diz para Sam: ‘I am glad you are here with me. Here at the end of all things, Sam’.
Exauridos, sem fio de esperança e à beira da destruição, são finalmente resgatados pelas Águias e transportados por estas - sob a liderança de Gwaihir, The Windlord – para a salvação.

Pois bem, Benfica: I'm glad I am here with you, here at the end of all things.

Que a Águia voe, bem alto, e que nos resgate a todos. Voa, Benfica.

|

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?