quinta-feira, abril 13, 2006

 

A Obsessão - Somos todos do Benfica


Cheguei à conclusão que a obsessão pelo Glorioso é uma das coisas que, ironicamente, une todos os portugueses. Aos Benfiquistas que vivem com o Glorioso na alma e não o tiram do pensamento juntam-se a lagartagem e a tripeiragem. Senão, vejamos.

Como já aqui o disse, antes do jogo mais importante da época para as duas apalhaçadas agremiações, o Sportem decide colocar o ‘Barcelona’ de Mercury e Caballé nos altifalantes do penico de Alvalade, em alusão ao jogo da Liga dos Campeões de quem? Do Benfica. No final, os Super Porcalhões festejam e a lagartagem sodomizada carpe as mágoas, ambos ao som de quê? ‘SLB filhos da puta SLB’.
Os dias após o Sportem – FC Porco foram pautados por uma bizarra masturbação recíproca entre os responsáveis do Sportem e do FC Porco que raiou o mais pervertido hardcore pornográfico:

- ‘olha que ganhaste muito bem!’
- ‘ah, muito obrigado, vocês também não estiveram nada mal. Nem foi preciso despir-vos as calças, já estavam em baixo. Isso facilita sempre.’
- ‘olha, e nem me vou queixar da arbitragem, como é habitual. Vou deixar isso para os jogos em que entre o Benfica, mesmo que nós não participemos.’
- ‘é muito simpático da tua parte. O teu treinador mostrou grandeza moral ao admitir que fomos melhores. O do Benfica nunca admitiu isso. Humm…vendo bem, ganhou-nos das duas vezes.’
- ‘foram instruções nossas ao rapaz (achas que com aquela cara tem pensamentos próprios?): deve guardar os comentários violentos para os jogos em que participe o Benfica, mesmo que não tenha razão nenhuma. Vai moendo o juízo e se repetir muitas vezes a teoria pode ser que as pessoas acreditem. É a nossa táctica para quase tudo.’
- ‘boa. Também costumamos fazer isso. (Suspira). E então, foi tão bom para vocês como foi para nós?'
- 'sim, sim (olham amorosamente um para o outro). É sempre melhor quando usam lubrificante.'

(fumam ambos um cigarro)

Subitamente, a Comissão Disciplinar da Liga decide instaurar um processo a um jovem traficante de estupefacientes que joga no FC Porco pela agressão ao Túnel, durante o referido jogo. O FC Porco – cujo passatempo favorito é fazer de queixinhas e bufo e denunciar de forma cobarde jogadores do Benfica à Comissão Disciplinar para a instauração de sumaríssimos – o que faz? Publica um texto no site a vomitar ódio pela dualidade de critérios e a atacar o Benfica. Repito, para o caso de se ter dificuldade em acreditar: ‘…e a atacar o Benfica’.
Recapitulemos: a Comissão Disciplinar da Liga instaura um sumaríssimo ao Quaresma por causa do jogo com o Sportem, que é ainda o seu principal adversário na luta pelo título, e o que faz o FC Porco? Ataca o Benfica.
O Benfica – o FC Porco sabe-o e sempre o soube - é que é o seu verdadeiro adversário, o seu nemesis. O Sportem é apenas um fait-divers, uma espécie de side-kick engraçado, como numa qualquer sitcom. Aparece para nos rirmos, faz palhaçadas, e é sempre secundário. Às vezes fica episódios e episódios sem aparecer. Não faria sentido levantar guerras com o Sportem, dado que este está domesticado e controlado. O FC Porco sabe que o Sportem é (e sempre será) apenas um perdedor inveterado e obcecado pelo Benfica, uma marioneta que pode ser facilmente controlada com promessas futuras ou com ataques conjuntos ao Benfica.
Por seu lado, a lagartagem não percebe (e parece-me que nunca perceberá – andam demasiado entretidos a vomitar farpas de ódio ao Glorioso) que isto de ter o Porco da Costa a elogiá-los dia sim, dia sim é um sinal – porventura o sinal mais flagrante que haverá – que estão a ser completamente comidos. Claro que não o percebem. Ou então percebem, mas gostam (as camisolas e aquele estádio denunciam um sado-masoquismo latente). O Benfica é que os preocupa, os faz perder o sono. O Sportem ou perde campeonatos para o Benfica ou para o FC Porco (a história não mente). Perdê-los para o FC Porco é uma espécie de meia vitória (ou de vitória encapuçada), porque quer dizer que o Benfica não ganhou. Não me admiraria se fossem para o Marquês de Pombal festejar a vitória dos amigos. Dada a sua cultura de derrota, será natural fazerem das vitórias do FC Porco as suas também. Somadas as de ambos, pode ser que cheguem para ombrear com as do Benfica.

Isto é tudo particularmente claro, e é até – convenhamos - compreensível. O Benfica é omnipresente. A lagartagem e a tripeiragem vivem com o Benfica firmemente ancorado no pensamento, é uma obsessão que raia o doentio. Os lagartos e os tripursos gostavam de ser do Benfica. Como não o são, buscam consolo na inclusão do Benfica em tudo o que dizem e pensam. Tudo acontece em função do Benfica, o Benfica tem de ser sistematicamente invocado, seja qual for a circunstância ou situação. Mesmo que o não pareça à primeira vista, por alguma rebuscada e tortuosa linha de raciocínio, há-de se chegar sempre ao Benfica.

E é nisto, nesta doentia obsessão, que jaz a maior derrota e demonstração de pequenez da nação anti-benfiquista. É um irónico gesto de vassalagem ao maior e melhor clube do Mundo.
É isso, no fundo, que nos une a todos. Nisso, nessa obsessão - na inclusão do Glorioso em tudo o que pensamos, na necessidade premente de menção do Benfica a cada 30 segundos, como pão para a boca, como ar para respirar - somos todos do Benfica.

|

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?