sexta-feira, abril 28, 2006

 

Os 'cocós' do Lumiar


As eleições no circo do Lumiar - era particularmente fácil de adivinhar - são um dos pontos fortes da temporada humorística nacional, constituindo um divertido evento pejado de queques, lunáticos, avestruzes e ‘cocós’.

Já todos sabíamos há muito que o Alvalixo é um gigantesco WC sistematicamente cheio de produto intestinal, mas vê-lo reconhecido publicamente por um dos candidatos a palhaço-mor tem, de facto, a sua piada.

N’O Jogo, ontem: ’Ontem à noite, o candidato Sérgio Abrantes Mendes prosseguiu a sua campanha no Núcleo Sportinguista de Bucelas, onde cerca de meia centena de sócios ouviu o juiz desembargador dizer que foi alvo de desprezo por parte de elementos da Direcção cessante, nomeadamente na última final da Taça de Portugal em futsal: “As pessoas querem expressar os seus sentimentos. Por exemplo, só posso ser verdadeiramente do Sporting se sentir os sócios, filiações e Núcleos. Na final da Taça de Portugal em futsal ignoraram-me, nem me cumprimentaram. Fingiram que não me viram. São, perdoem-me a expressão, uns ‘cocós’ de todo o tamanho.”'

E pronto, é isto. É um clube ‘diferente’. E como tal, o debate entre os candidatos é, naturalmente, de uma elevação consentânea com os elevados valores morais que gostam de apregoar. Qualquer outra agremiação desceria à tentação de se dirigir ao produto intestinal com o boçal ‘cagalhão’, mas na Agremiação dos Queques de Camisolas Engraçadas não! Não, senhor. Aí, mantém-se a elevação e a propriedade e metamorfoseia-se o rude e descortês palavrão em ‘cocó’, uma expressão forte e masculina mas que mantém o respeito e que não é nada, mas mesmo nada, enrabichada (atente-se na notável presença de espírito e engenho do candidato, que transformou a grosseira e ofensiva expressão ‘grandes cagalhões’ em ‘cocós de todo o tamanho’, por forma a tornar a discussão acessível às crianças de 3 anos e a senhoras de idade).
Estamos à espera a qualquer momento da resposta da Avestruz de Alvalade, que supomos que incluirá o uso de palavras igualmente reveladoras da intocável estirpe social dos interlocutores, como ‘chichi’.

Apesar de tudo, parece-me que o candidato desprezado pelos ‘cocós’ é a melhor opção para conduzir os destinos do circo do Lumiar, dado que tem uma visão estratégica claramente superior aos adversários. Convenhamos: é o único dos candidatos que consegue olhar em duas direcções ao mesmo tempo, o que constitui uma manifesta vantagem competitiva para conduzir os destinos de uma instituição esquizofrénica.

|

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?