segunda-feira, junho 26, 2006

 

Nação Valente e Imortal ou 'A Laranja e o Melão' (dedicado aos srs. Cruyff e Van Basten)


Os dois senhores holandeses acima referidos agora já sabem porque é que, sendo um país minúsculo, já fomos donos do mundo, e demos sistematicamente porrada aos espanhóis sempre que nos quiseram invadir. Chama-se raça lusitana, se quiserem apontar.

Contra tudo e todos, ganhámos à Holanda e ganhámos à FIFA, que achava claramente melhor ideia para a rentabilização do Mundial terem a Holanda nos quartos de final. O árbitro bem tentou, diga-se de passagem. Como viu que não havia tragédia que quebrasse a determinação da alma lusitana, resolveu polvilhar a sua actuação com cartões também para o lado da Holanda, para não ser demasiado óbvia a tentativa de expulsão Portugal do Mundial. Vendo que os seus esforços foram inglórios, o Presidente da associação de prostitutas que é a FIFA resolveu no fim dar uma entrevista e renegar o árbitro. É uma táctica empregue há muitos e muitos anos e que reconhecemos do cinema e, muito especificamente, de filmes do James Bond. Se o agente (com poder de actuação discricionário) falha ou é apanhado pelo inimigo, a entidade responsável pelo mesmo nega todo e qualquer envolvimento na actividade deste. Só acho mal é que o senhor Ivanov não tenha levado a coisa até ao fim e não tenha tomado a providencial cápsula de cianeto.

Ao sr. Cruyff, que se acha o detentor da verdade no futebol e que debita pedaços de conhecimento e sabedoria (acha ele) dogmáticos, é favor não chorar por causa do barrote que o Maniche ontem lhe enfiou no sim-senhor. Desde que saiu do exercício activo da profissão no futebol, manda bitaites a um ritmo apenas inferior ao rio de excrementos que sai da bocarra do Porco da Costa. Critica tudo e todos que não tenham a ver com o Barcelona ou com a Holanda, e acha-se detentor da verdade absoluta. É francamente irritante e demonstra uma arrogância infeliz. Já se meteu com o Mourinho e teve a resposta que merecia. Agora levou com o barrote. É melhor pedir uma colonoscopia, jovem Cruyff: o barrote podia ter lascas.

Os holandeses afastaram o Cristiano Ronaldo do jogo ao pontapé, agrediram o Petit, agrediram o Deco, não devolveram a bola por duas vezes (duas vezes!) - uma das vezes, quando o jogo foi interrompido com a bola em nossa posse (e não sei se alguém reparou, um nosso jogador ia praticamente isolado para a baliza - nisto ninguém falou) - devido a interrupções por jogadores lesionados e aquela prostituta barata do Van Basten ainda tem a desfaçatez atroz de, na conferência de imprensa, defender a atitude dos jogadores holandeses e mentir com todos dentes que tem na boca, ao dizer que os jogadores portugueses só fizeram fitas e passaram a vida no chão. Eu imagino que deva ser desconfortável dar uma conferência de imprensa com um melão enfiado no cu, mas há que manter o profissionalismo e não ceder à irritação.
Se este é o conceito de fair-play holandês, podem enrolá-lo bem enroladinho e enfiá-lo no traseiro, ao lado do melão.
Não devolver a bola depois de o adversário a ter enviado para fora para permitir o tratamento de um jogador, ou após uma interrupção de jogo para o mesmo efeito (quando o adversário tenha posse de bola), é o mais baixo que se pode fazer no futebol. O mais baixo. O respeito que tinha pelo Van Basten (dos tempos de jogador) foi ontem pela sanita. Gente mesquinha, hipócrita e desonesta não faz falta nenhuma no futebol.
Portanto, podem voltar para casa e ir fumar ganzas para a beira-rio em Amesterdão, e aproveitem para reflectir na bela merda que são.

Grande, gigantesco Ricardo Carvalho, grande Figo, grande Maniche, grandes Petit e Simão.
O Meira continua a ser o elo mais fraco de tudo isto, mas dá o que tem. Não consigo, sinceramente, aferir da qualidade técnico-táctica do Scolari. Terá a indispensável. Mas, por vezes, não é isso que mais interessa. Como gestor de emoções, o homem é inultrapassável. O espírito de união que incutiu naquele grupo é qualquer coisa de extraordinário (testemunha-se todos os dias nas declarações e na atitude dos jogadores), e permite aos jogadores superarem-se sistematicamente. É, portanto, esta, uma vitória que se deve a Scolari como, se calhar, nenhuma outra.

Entretanto, já começaram as manobras de bastidores dos ingleses, através dos media (dos mais nojentos do mundo, por acaso). Estou para ver - mas é que estou mesmo para ver - se a FIFA vai castigar o Figo por causa do lance com o Van Bommel, e se fica também de fora contra a Inglaterra. É que se castigarem, quero ver se também castigam as agressões dos holandeses que ficaram sem punição. É que estou mesmo para ver. Querem ver se jogam contra um Portugal sem Deco, sem Cristiano Ronaldo e sem Figo. Mas guess what? Ainda assim, chegará para despachar bifes.

p.s. o Costinha é um imbecil.

p.s.2 O Van Bommel é uma besta.

p.s.3 Num dos pasquins desportivos ordinários de Espanha, os panascas dos espanhóis dão conta da sua azia por Portugal se ter classificado. Pois bem, espero que comam umas tortilhas cozinhadas pelo Henry (e olhem que detesto a França), e que sejam despachados para casa. Não há pachorra para ressabiados. Viva Aljubarrota. Olivença é nossa.

|

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?