quarta-feira, julho 19, 2006

 

De volta ao que interessa, portanto

Quanto à pré-época do Glorioso, suscita-me as seguintes notas:

- o principal problema vai ser tentar arranjar 10 jogadores que se consigam superar para acompanhar o Maestro. A qualidade não tem idade, e é óbvio que tem mais classe na unha do dedo mindinho que todos os outros jogadores da Superliga, Liga Betandwin, Liga Casa de Alterne Teles, ou lá o que for que a liga se chamará este ano;

- O Beto é um profundo atrasado mental e não pode jogar no Benfica. Numa fase inicial, dá-me vontade de rir, mas como todos os filmes cómicos que pecam pelo excesso, às tantas começa-me a irritar;

- Parece-me – oxalá esteja enganado – que o Fernando Santos parou algures no tempo. O futebol actual não se compadece com uma estratégia à futebol português do final dos anos 70/ anos 80, em que se fazem 358 passes num espaço de 5 metros entre jogadores separados entre si por 5 mm, sem progressão no terreno, criação de desequilíbrios ou automatismos de ataque. Era a isto que se referiam sistematicamente os cientistas do futebol quando se dizia (vezes sem conta) que faltavam os últimos 30 metros no futebol português. Sem velocidade, criação de espaços, automatismos de criação de perigo, vai-se ter o mesmo problema para derrotar equipas mais pequenas que na era Koeman. Até agora, o perigo que se cria vem dos pés do Maestro, que desequilibra em qualquer equipa do mundo, e da irreverência de alguns jogadores, como o Mantorras. Espero sinceramente que isto seja uma primeira impressão;

- O Marcel é uma personagem de ficção. Como tal, podia chamar-se Morcela, que ao menos tinha piada. À semelhança do Beto, não pode jogar no Benfica. Há um limite para o comic relief;

- Is it just me, ou é particularmente óbvio que o Moreira é melhor que o Moretto?

- Ver o Rui Costa com a camisola 10 do Glorioso e com a braçadeira de capitão é como voltar a casa após um longo período de ausência, ou achar finalmente algo que se tinha perdido há muito tempo: It feels right;

- O regresso do Miccoli é, não só uma excelente medida desportiva, mas também uma brilhante operação do ponto de vista financeiro, face aos contornos do empréstimo;

- o Katsouranis é excelente;

- O Manu é para ficar. O Paulo Jorge também, apesar de andar nervoso;

- Dizer que o Diego é melhor que o Beto é como dizer que a Terra é redonda. Toda a gente sabe, nem é preciso dizer;

- o Karagounis está a começar a carburar;

- o Beto nunca carburará;

- O Marcel também não.


p.s. dispensam-se comentários do género: 'ah, e tal, o Beto é do Benfica, devemos é apoiar, e dar força, e tal'. Que é do Benfica, infelizmente estou muito ciente. Mas eu estou aqui é para dizer o que me apetece, ainda para mais nesta fase em que ainda não saiu a lista de dispensas. E, claro, no Estádio, se estiver em campo, nunca me ouvirão assobiá-lo, assim como nunca me ouvirão assobiar ninguém de águia ao peito. A não ser, talvez, se por exemplo, uma águia aterrar no peito de um lagarto ou de um tripurso. E aí, provavelmente, se a águia estivesse às bicadas, estaria era a aplaudir. Mas já estou a divagar...

|

<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?